Materiais:
Enviada em: 05/05/2018

O Dadaísmo, surgido no começo do século XXI, fora o mais radical dos movimentos de vanguarda e também o menos compreensível. Tal arte veio para abolir de vez a lógica, a organização e o olhar racional, dando a arte um caráter de espontaneidade. O "Dadá" trouxe uma proposta diferente para arte e tal questão ainda é discutida no mundo atual, visto que diversas manifestações de arte, ainda hoje, são discriminadas por vários setores da sociedade. A partir desse contexto, nota-se a necessidade de analisar os reais motivadores do atual cenário artístico brasileiro, bem como suas consequências.     Percebe-se, de início, que os fatores primordiais para a manutenção de tal problemática residem no preconceito direcionado a novas formas de arte e também, na baixa valorização da produção artística. Muito além do âmbito pragmático e neoliberal da questão encontra-se um dilema enfrentado por todos aqueles que trabalham com cultura e arte no Brasil. A sociedade atravessa um momento em que a valoração social se baseia em princípios financeiros que parecem poder passar por cima de tudo, inclusive da liberdade artística. Arte e cultura passam a ser desconsiderados por essa lógica que prioriza o produto rentável ao invés dos elementos essenciais para a formação do cidadão e construção da identidade dos grupos. Dessa forma, o Estado não investe na formação do jovem artista, traduzindo assim, um  país carente de ações sociais voltadas para a educação artística.    Pontua-se, ainda, que a arte sofre preconceito desde o ensino nas escolas, em que não é vista como uma matéria pela maioria dos alunos, de tal forma,que não há um verdadeiro comprometimento dos alunos em relação a arte.Dessa maneira,muitos chegam na vida adulta com uma real ignorância do que é arte e quais são suas finalidades e fundamentos,diante disso,forma-se uma sociedade na qual,o preconceito contra grafiteiros,atores e pintores crescem cada vez mais. A sociedade não percebe que a arte  surge para eles de forma magnífica, onde através dela, eles podem expor suas ideias e seus pensamentos,interagindo com a sociedade,a fim de readquirir seu valor social perante ela.    Compreende-se, portanto, que tal problemática está intrínseca na sociedade brasileira, necessitando ser combatido. Assim, urge que o Ministério da Cultura invista na formação de jovens artista, através de bolsas de estudos e promoções de intercâmbios culturais, para que o jovem tenha em mente que toda arte e cultura deve ser valorizada e benquista, independente de qual seja tal arte ou cultura. Outro fator coadjuvante é que nas escolas tenha-se espaços especiais para o desenvolvimento da disciplina, através de professores capacitados de teatro, pintura, etc, pois as iniciativas artísticas têm um papel importante no desenvolvimento intelectual infantil. A fim de que nasça uma sociedade livre de preconceitos e com uma visão mais dadaísta, observando as coisas de sempre com novos olhos.