Materiais:
Enviada em: 04/05/2018

A produção artística é mais que um processo de criação realizado por artistas consiste na manifestação do intelecto do homem, expressão de ideias e sonhos e, no Brasil, principalmente, uma forma de comunicação. Num país com tantas afrontas, uma fatia da população viu no grafite, por exemplo, uma forma de gritar para o mundo que há problemas sendo questionados no entanto a negação dessa arte por muitos está presente no cenário, trata-se da negligência estatal juntamente a falta de reconhecimento como produção artística pelos cidadãos.   Quando a Lei Rouanet institui políticas públicas para a cultura nacional, evidencia a busca pela facilidade do acesso à cultura. No entanto, a lei permite que as próprias empresas decidam qual forma de cultura mereça ser patrocinada, o que, infelizmente, marginaliza diversas artes brasileiras tal como o grafite, deixado de lado pela sociedade sendo nem mesmo visto como uma contribuição artística. Desde propostas para apagar os muros da cidade como a falta de investimento, a invisibilidade desses produtores limita-os a serem vistos como criminosos, quando em suma estão transcendendo a comunicação entre seu lugar e quem chega de fora.  Além disso, instituições educacionais frequentemente ignoram a disciplina arte, negligenciando o aprendizado dos jovens e o incentivo a vida artística. Nesse ínterim, os alunos veem arte quando estudam história, mas inexpressivamente a arte brasileira e, quando estudada, a ênfase centrada -se em artistas já conceituados. Consequentemente, compromete-se a visão do estudante aspirando enxergar as culturas brasileiras que não recebem o patrocínio devido, constantemente motivado até pela falta de interesse do público.   Nesse sentido, a arte brasileira sofre com a falta de incentivo justificada pela falha tanto estamental como no ensino básico do cidadão. Para sanar tais problemas seria necessário o Ministério da Educação reformular a grade de ensino fundamental, dando ênfase na matéria Arte, onde o incentivo a cultura brasileira deva ser manifestado com importância nas salas de aula, visando a construção de uma sociedade que julgue fundamental a valorização não só de algumas manifestações artísticas mas todas. Deve também o sistema de Legislação brasileira reformular leis como a Rouanet, criando empecilhos tal como permissão para investimento na cultura do ano seguinte apenas se todas as formas de cultura e arte tiverem sido devidamente aproveitadas no cenário do ano. A fim de que todas as manifestações sejam valorizadas, incluindo o grafite, que a longo prazo seria visto por todos como arte devido os investimentos na educação.