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Enviada em: 04/05/2018

A Grécia Antiga foi marcada por grandes obras artísticas, resultado da importância dada a elas nessa sociedade. De maneira inversa, a produção artística no Brasil é pouco desenvolvida, por causa de desafios como a desvalorização dos artistas, a falta de senso crítico e a discriminação. Dessa maneira, são necessárias medidas que superem essa problemática.   A princípio,a profissão de artista comparada a outras, como médico e advogado, é alvo de desmerecimento. Isso, devido a ideologia capitalista, instrumento de dominação social das classes burguesas, segundo Karl Marx, sociólogo alemão, determina que produção de arte não se caracteriza como um trabalho. Esse pensamento junto ao não reconhecimento da arte pela maioria da população, decorrente da ausência de senso crítico, resultado do ensino insuficiente de arte nas escolas, caracterizam desafios a esse tipo de produção no Brasil.   Sob outro viés, há, no Brasil, uma não validação de vertentes artísticas originárias de classes com menor poder aquisitivo e minorias, a exemplo do grafite. Isso, pela estrutura social brasileira, que está permeada de preconceitos e discriminações, todos ligados a grupos vulneráveis socialmente, como negros e pobres. Dessa forma, esses grupos são privados, de maneira indireta, de se expressarem por meio de sua arte, constituindo, portanto um obstáculo à produção artística no Brasil.   Urge, portanto, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Cultura promoverem a ampliação do ensino de artes em todos os anos escolares, por meio da inserção na Base Curricular Comum da obrigatoriedade de atividades de cunho artístico juntamente ao ensino das várias vertentes de arte,com o objetivo de estimular o senso crítico nos alunos.Isso,para que, de maneira análoga à sociedade grega, os desafios da produção artística no Brasil sejam atenuados.