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Enviada em: 25/06/2017

O Modernismo Brasileiro surge no início do século XX, com o movimento artístico: Semana da Arte Moderna, no qual despertou nos brasileiros a criação de uma identidade própria por meio da pintura e da literatura. No entanto, a produção artística vem sofrendo impactos significativos, dentre tantos desafios destacam-se: o estudo da arte nas escolas e a difusão do significado de cultura democrática.         A escola é uma instituição social que busca apresentar caminhos para que o indivíduo reflita de forma criativa as ações em sociedade. Para Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele", ou seja, a base do entendimento artístico deve está na sala de aula assumindo a postura não somente de recreação e habilidade motora por exemplo, mas sim como função social, na qual mediante à elaborações artísticas seja possível materializar formas e visões distintas do mundo, atribuindo opiniões e criticas sofisticadas da contemporaneidade.      Além disso, definir cultura democrática tem sido um dos grandes impasses sociais e políticos do país. O fato ocorrido em 14 de janeiro de 2017, pelo  prefeito  João Doria Junior da cidade de São Paulo, anunciando que seriam apagados os painéis da avenida 23 de Maio, foi considerado crime contra a arte, visto que a história do grafite estaria sendo maculada pela cultura elitizada do Estado, desprezando por via o caráter popular das culturas de massas, germinando o preconceito e a quebra da concepção de cidadania.        Portanto, a revalorização das produções artísticas no Brasil, devem ser associadas na visão educacional, na parceria entre Ministério da educação e os Institutos de Patrimônio, implantando projetos que envolva o ensino da História da Arte no desenvolvimento de habilidades para os professores. Assim como, na ação efetiva das políticas públicas do Ministério da Cultura, intensificando o valor das simbologias  que fazem parte do contexto histórico brasileiro, preservando a pluralidade de expressão e o avanço intelectual da população.