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Enviada em: 26/06/2017

A coletividade usada como agente norteador em busca de incentivo cultural       Muito se debate a respeito da forma como é manipulado o orçamento recebido pelo Ministério da Cultura e o seu devido repasse para os projetos culturais. Pode-se afirmar que o mecanismo de incentivo está longe de ser o ideal, dessa forma o desgaste para a obtenção da verba aos poucos desmotiva os processos de criação. Com a atenuação sofrida, alguns grupos de artistas afins não encontram espaço no mercado convencional e dessa forma lutam pela liberdade de expressão de forma isolada e furtiva.      Uma das preocupações vividas pelos artistas é o conceito distorcido e a tentativa de padronizar o sentido da arte. Contra essa maré, talentos não faltam nesse Brasil de cultura diversificada, esse país acolhedor de povos e costumes. Aqui estão verdadeiros intérpretes da alma, com sensibilidade aflorada e muitas vezes sem a velha poesia rimada que inovam e se misturam na beleza não natural do cotidiano com o objetivo de serem vistos e ouvidos, desafiando todo o sonho de viver financeiramente desse trabalho.       Ao fazer o raio x das leis de encorajamento, sendo elas Federal - Lei Rouanet -,  Estadual - meia entrada nos cinemas - e raras as vezes Municipal, percebe-se a falta de articulação para chegar ao Secretário de Cultura individualmente e cobrar que o mesmo se organize para o engajamento no Sistema Nacional de Cultura, reforçando assim que a união dos grupos deve ser mantida para que o projeto não só tome voz como corpo, logo gerando visibilidade e aceitação. Não é possível deixar de ser pontuar a necessidade de maiores incentivos fiscais para empresas privadas com desonerações relevantes.       Com o fim de ser "contemplados" com os incentivos culturais governamentais e privados, os projetos de produção artística devem contar com duas bases, um planejamento estruturado e um diferencial para apresentação, ambos devem ser claros, a fim de que o propósito do projeto seja bom não só para um pequeno grupo de pessoas e sim para a comunidade de alguma forma. Uma vez definido suas etapas, a articulação dos envolvidos tem papel propagador, afinal é através da divulgação que será conquistado a tal sonhada verba, além do apoio de pessoas que simpatizam com o projeto e empresas que se tornarão possíveis investidores.                                                                                                 Danieli Lourenço