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Enviada em: 19/06/2017

A produção artística, seja no Brasil seja no exterior, é bastante valorizada, a modalidade clássica principalmente, na qual os artistas pintam quadros ou produzem esculturas, dependendo dos padrões impostos pela sociedade durante o período. Contudo, com a diversidade cultural presente no País, é evidente que as características mudarão, proporcionando novos meios de expressão, que podem ser valorizados ou marginalizados. Um dos exemplos mais visível no Brasil é o grafite, que era considerado como crime durante a ditadura militar e hoje é tido como arte.         Tendo em vista as diversas produções artísticas no Brasil, nota-se que elas servem como um meio de expressar as necessidades, os anseios e até mesmo o cotidiano do povo. Dessa forma, surgiram com os anos centenas de formas de produção artísticas, como o funk, que retrata as vivências e o conhecimento de cidadãos das favelas, dos morros e de bairros marginalizados, que muitas vezes são desprezados pela sociedade. A popularização do funk foi tão grande que hoje é presente em todas as cidades do Brasil e em todas as classes sociais, demonstrando que apesar das dificuldades que artistas encontram, sua arte pode ser reconhecida e valorizada.           À vista disso, verifica-se que com a globalização, o Brasil recebe influência de produções artísticas de todos os lugarem do mundo, principalmente dos Estados Unidos. Desse modo, muitos cidadãos supervalorizam a cultura vinda de outro local, desmerecendo o que é produzido no Brasil. Ainda que a troca de experiências seja importante para o aprendizado de todos, o artista brasileiro muitas vezes não encontra espaço para sua arte, pois não é respeitado, bem visível nas produções artísticas desenvolvidas na região nordeste, por exemplo, que sofre com altos índices de preconceito pelo resto do Brasil.              Ante o exposto, visando melhores condições para a produção e publicação de obras artísticas no País, cabe ao Ministério da Educação (MEC) adicionar as artes como matéria propedêutica em todas as escolas do país, com professores qualificados que apresentem para as crianças e adolescentes as produções artísticas das regiões e demonstrem a importância da sua valorização. Ademais, cabe aos prefeitos um maior investimento nos jovens artistas, oferecendo bolsas de estudos para aqueles que demonstrarem talento. Além disso, é necessário que os pais ou responsáveis ensinem ao seus filhos a ter respeito pela cultura dos outros locais, visando a educação dos mesmos para valorização de todas as formas artísticas presentes no Brasil e no mundo.