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Enviada em: 26/06/2017

A arte faz parte da história brasileira desde do seu descobrimento, como pode ser citada as cartas informativas do Quinhentismo. Desde dessa época, a produção artística foi muito importante para difusão de ideias e conhecimento à população. Porém, da mesma forma, ela foi bastante criticada, quando não, combatida pela exposição dos seus pontos de vista.            De acordo com André Suarés, a arte é o lugar da liberdade perfeita. E as produções artísticas de algumas escolas literárias ousaram em escrever sobre a situação social da época, o que de fato queriam tornar público e de algum modo elucidar problemas cotidianos. Esses trabalhos também foram um meio de levar à sociedade, independente da idade ou nível social, a conhecer e questionar sobre uma problemática, de maneira que ela possa tomar um posicionamento racional sobre determinados assuntos.          A criação artística passou por diversos entraves; na Idade Média, o Clero detinha a maiorias das obras criadas, de modo que não chegasse a massa popular qualquer opinião contrária, em tempos de Ditadura Militar, as composições musicais eram subliminares, visto que não podia haver crítica ao governo. Atualmente, não há embargos nas expressões dos talentos, mas sim da maneira como podem serem feitas. Exposições, sejam com pichações ou folhetins, que degradam ou mancham ambientes públicos ou privados devem ser combatidos, tendo em vista que deve ser evitada poluição visual de opiniões particulares em ambientes públicos.             Ainda são muitos os desafios da produção artística no Brasil. No entanto, cada cidade tem na sua essência a cultura que a identifica. Assim, as secretárias de cultura municipais devem criar corredores culturais, em ruas principais, para que nelas sejam expostas o pensamento dos artistas locais, seja por meio de pinturas, literatura, cântico, dentre tantsa outras variedades. As escolas devem ser um agente incentivador e propor aulas artísticas, por meio de gincanas, teatro, coral, pinturas, ensinando que através delas devem ser expressas as concepções pessoais de cada um, e em contrapartida educar para que haja paralelo a obra criada respeito ao próximo. Acredita-se que, desta forma, haverá uma maior abrangência e afeição pela arte no espaço social.