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Enviada em: 26/06/2017

Por meio de inúmeras escolas literárias, que ratificavam as questões sociais ou subjetivas através de poesias, musicas, narrativas e quadros, a arte assumiu grande expressão social no Brasil. Porém, a produção artística ainda encontra barreiras na sociedade brasileira, seja na falta de valorização e incentivo as manifestações artísticas, ou na acessibilidade considerada restrita as classes sociais mais altas. Tais problemas expressam o dilema de reconhecimento da arte enquanto cultura nacional.     Nesse sentido, sabe-se que as barreiras enfrentadas pela arte possui origem no processo educacional. A falta de reconhecimentos aos diversos tipos de artes existentes e o preconceito as infinitas manifestações artísticas, sejam elas através musicas, festas populares ou até mesmo filmes, se dá pelo fato de que apesar de obrigatória, a educação artística nas escolas de ensino fundamental e médio ainda ser negligenciada pelo sistema escolar.  Sendo assim, a apreciação artística e história da arte não têm lugar nas escolas, o ensino dessas se baseia nos livros didáticos, folhas de colorir, e no melhor dos casos, em imagens produzidas pelas próprios alunos. É o que aponta a especialista em arte e educação Ana Mae Barbosa.        É importante lembrar ainda que, a produção artística enfrenta outras barreiras relacionadas a sua difusão, como a democratização cultural, observa-se na sociedade brasileira que muitas pessoas não tem acesso a nenhuma manifestação artística existente. Segundo dados apontados pelo Ministério da Cultura – MinC, 92% dos brasileiros nunca frequentaram museus e 93% nunca foram a exposições de arte. Dados esses que comprovam o desafio dos programas educativos de museus e exposições cujo papel  é aproximar as pessoas do universo da arte.       Diante dos fatores apontados, faz-se necessário desenvolver mecanismos capazes de promover a valorização da arte. Para isso, é importante que a Receita Federal invista uma maior parcela dos impostos arrecadados na qualificação de professores de artes, que a escola em conjunto com esses professores busquem cultivar em seus alunos o gosto pelas diferentes manifestações artísticas, por meio de trabalhos de campo e visitas a museus, além de os Governos Municipais promoverem eventos gratuitos como festivais de inverno e exposições culturais. Afinal, como afirmava Magali Stolf  "A arte enriquece a alma daquele que a sente".