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Enviada em: 25/06/2017

Durante o período da ditadura militar, a censura aos canais de informação e à produção cultural assolou a arte no Brasil. Não distante desse cenário, hoje, a produção artística no Brasil continua apresentando desafios. Nesse sentido, a falta de valorização por parte das escolas e do governo desse importante instrumento para melhoria na mudança do país contribuem sobremaneira para a continuação dos desafios artísticos.  Em primeiro plano, as escolas em sua maioria não contam com programas de valorização da produção artística brasileira. Isso porque, somos acostumados ao estudo da arte que apresenta distante do nosso cotidiano e realidade. Estudamos por exemplo, diversas vanguardas europeias da idade moderna, contudo, muitas delas fogem do contexto sócio-cultural que estamos inseridos. Desse modo, inserir a produção artística na educação brasileira atenuará esse desafio.  Em segundo plano, o Estado repreende algumas formas de produção artísticas. Tal fato, pode ser comprovada com a prática adotada pelo prefeito de São Paulo, em que ordenou que os policiais passem atuar com tolerância zero os grafiteiros e pichadores da capital. Entretanto, atuar com represálias os artistas que destroem os patrimônios públicos e privados com pichações faz-se importante para diminuir a poluição visual das cidades, haja vista que é crime agir sem autorização do governo para pichar ou grafitar.  Diante do exposto, observa-se que os desafios na produção artística no Brasil esteve baseadas na história do país. Nesse sentido, urge ressaltar, portanto, a necessidade da ação na esfera da educação e do Estado.Cabe às escolas públicas e privadas inserirem as diferentes formas de produção artística que o Brasil apresenta na grade curricular a fim de apresentar a arte do cotidiano e que estamos inseridos. Compete ao Estado,atuar de maneira correta no que concerne a prática de intervenção da produção artística, mas para isso faz-se necessário criar leis que garatem direitos e deveres do artista.