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Enviada em: 25/06/2017

Para a UNESCO, a cultura confere ao ser humano a capacidade de refletir sobre si mesmo: através da reflexão, o homem discerne valores e procura novas significações. Entretanto, percebe-se atualmente a falta de valorização das artes pelo tecido social brasileiro. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados: a carência de disciplinas e profissionais qualificados nas escolas de ensino básico e a disseminação de forma gratuita de projetos artísticos.   Em primeira análise, cabe pontuar que as redes de ensino público e privado no país carecem de disciplinas vinculadas para produção artística. A arte foi incluída no currículo escolar, desde 1971, com o nome de Educação Artística, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ainda como atividade educativa e não como disciplina, sofrendo em 1988, a ameaça de ser excluída do currículo, a partir das discussões sobre a Nova Lei de Diretrizes e Bases. Dessa forma, por não ser considerada  como uma disciplina, a Educação Artística não tinha o poder de reprovar nenhum aluno e fazia com que os mesmos não tivessem interesse pela mesma.    Ademais,convém frisar que a falta de entusiasmo perante os elementos artísticos pela população é alarmante,segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada cerca de 70% dos brasileiros nunca foram a museus ou a centros culturais e pouco mais da metade nunca vai a cinemas. Quando a escritora e filósofa Simone de Beauvoir afirma,que é na arte que o homem se ultrapassa definitivamente, isso corrobora para que os cidadãos possam se inserir no contexto cultural do país, porém empecilhos econômicos agravam a situação,os altos preços impedem o acesso cultural,as localidades dos shows e apresentações são mais preponderantes a lugares mais centrais excluindo pessoas de periferia,a falta de infraestrutura e fiscalização de teatros e museus públicos favorecem para o marasmo dos brasileiros.   Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática. È imprescindível que o Ministério da Educação coloque em prática a disciplina de Artes,favorecendo o cumprimento da lei e conceder o desenvolvimento dos profissionais no ensino superior. Além disso, é essencial que o Poder Público junto com os meios midiáticos,como a internet e a televisão divulguem novos shows e apresentações artísticas,parte dos impostos devem ser arrecadados como contribuição para o acesso gratuito e manutenção dos museus, teatros e praças públicas, uma forma do Governo de cada Estado fiscalizar seria promover concursos públicos para guardas municipais para manter os espaços com segurança.       Logo,poder-se-á afirmar que a pátria educadora oferece mecanismos exitosos para a valorização da produção artística pelo tecido social brasileiro.