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Enviada em: 24/10/2017

Sabe-se que a produção artística brasileira possui suas dificuldades no seu desenvolvimento e acesso. Dentre os motivos relevantes que corroboram para atual conjuntura, temos o baixo reconhecimento artístico pelas camadas de baixa renda, consequentemente, poucos patrocínios das iniciativas privadas. Ao que se refere à problemática em questão, pode -se tomar como primeiro ponto a ser ressaltado, insuficiente valorização artística nas camadas populares da sociedade. Estas não conhecem e nem ouviram falar de muitas das obras de grandes e médios artistas. Tal deficiência é motivada pela falta de incentivo nas escolas brasileiras, pois não se promove o contato necessário para a criação do gosto pelas expressões artísticas diversas. Isso resulta em um pequeno público que gosta de musica clássica, pintura, escultura e teatro,  Desse modo, a inciativa privada que visa atingir o maior público possível, investirá naquilo que a massa populacional tem interesse, assim torna-se inviável para empresas destinarem partes do seus recursos, com fins de marketing no patrocínio desses eventos de baixa audiência. Logo, os poucos artistas que conseguem serem promovidos financeiramente, depende do seu pequeno público elitizado para os subsidiar. Resultando na inacessibilidade a eventos privados por muitas camadas na sociedade, pois os altos valores de acesso limitam. Fica evidente, portanto, que, para melhorar a realidade do Brasil, é necessário não só mudanças do pensamento social, como também medidas governamentais. Desse modo, é preciso que o Ministério de Educação estabeleça medidas de interação mais eficiente, possibilitando alunos nos primeiros anos letivos conhecer a importância da arte, por meio de visitas a eventos culturais gratuitos e livros adequados que cativem o aluno, assim sendo realizado habitualmente. Consequentemente essa geração de estudantes será o público alvo que atrairá investimentos econômico para o desenvolvimento artísticos .