Materiais:
Enviada em: 28/02/2018

Historicamente, as artes pré-históricas denotavam de elementos acerca das ações no decorrer do cotidiano para aqueles povos. Ao suceder da cronologia do tempo, o modo de se fazer arte diferenciou da época remota. Sendo assim, graças à essas mudanças, desenvolvem os questionamentos advindos da população brasileira. Coexistindo então, ao paralelo da não aceitação da representação e interpretação artística atual, procedendo a atenção devida à problemática.     A representação artística é inerente a subjetividade demonstrada por cada artífice produtor da obra. Análogo a isso, está atuação da Semana de Artes Modernas no ano de 1922, realizada com um maior propósito em renovar e transformar o contexto cultural dentro da literatura e das artes plásticas. Linear ao pressuposto, assim como nessa época, a ausência de instrução acerca de valores artísticos no meio acadêmico, impedem a expansão e o devido reconhecimento cultural. Tornando-se o tempo, principal fator se assentir aquilo vinculado. Sendo portanto, a progressão dos fatos a forma de obtenção da liberdade relacionado ao meio representado, diferindo da presente veracidade inserida na sociedade. Optando-os,comumente, a incompreensão corroborar para a perpetuação de opressões, denotadas da escassez da devida erudição mal expandida.   Por conseguinte, as divergências de cada cultura reflete nas dimensões do ofício nos variados países. Com isso, o pensador Pierre Bourdiou relata em sua tese " aquilo que foi criado como forma  de democracia direta, não deve ser convertido em mecanismo de opressão simbólica". Anexo ao paradigma, está a criação artística como precursora da obtenção do conhecimento ao público e responsável pelas sensações sentidas e transpassadas pelos produtores.  Porém, como fruto da insipiência em discernir os seguintes elementos, auxilia para a intolerância coexistindo à repressão. Como a exposição do Panorama de Arte Brasileira, tendo como revoltas do coletivo e sem o certo consentimento do nu artístico estar presente desde a era pré-histórica. Coadjuvando para a visão histórica e cultural amplificada, denotar ainda na presente época, tão escasso.     Portanto, de acordo com Parmênides, o esforço de toda sabedoria estar em tornar pensável o caos e introduzir ordem nele.E essa conduta, deve-se em primordial, aos investimentos estatais ligado ao Poder Executivo, em espetáculos artísticos divididos por faixa etária e englobando o espaço cultural de cada época. Dentro daquilo explícito, abrangendo os recursos para toda a população, em ênfase as camadas mais baixas socialmente.Inserido a isto,deve-se continuamente,aprimorar nas instituições públicas e escolares, campanhas a progressão do pensamento crítico e da linhagem histórica. Expandindo a cognição das artes brasileiras e ornamentando a reflexão de assentir aquilo exposto.