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Enviada em: 10/04/2018

Desde o Renascimento Cultural, no início da idade moderna, a arte se mostra como elemento fundamental para a expressão humana e a transformação social. Atualmente, no Brasil, a propagação artística encontra dificuldade em encaixar-se no quadro nacional, seja por questões histórico-culturais, seja pela falta de um sistema educativo que fomente o desenvolvimento cultural.   O preconceito histórico cultural é uma das principais causas do entrave artístico brasileiro. Isso acontece porque, no período da ditadura militar diversos modelos de expressão eram considerados crimes, assim, a sociedade incorporou esse pensamento ,conforme defendeu Pierre Bourdieu na teoria "hábitus", e passou a reproduzi-lo e a marginalizar certos tipos de arte. Com isso, o projeto do prefeito de São Paulo, que propõe a retirada dos grafites das ruas por serem considerados poluição visual, é um reflexo do olhar social.   Ademais, outro fator preponderante que dificulta o êxito pleno na criação cultural no país é o atual sistema educacional, que não tem foco no desenvolvimento cidadão. Isso ocorre, entre outros fatores, por conta de um ensino tecnicista voltado para a solução de problemas imediatos e que exigem pouca reflexão, contrário aquilo defendido pelo sociólogo  Paulo Freire, que visava uma educação crítica e conscientizadora. Além disso, esse indivíduo terá um contato tardio com o estudo das artes, com matérias de sociologia e filosofia por exemplo, que será implementado apenas no ensino médio. Dessa forma, a criança cresce com pouco ou nenhum interesse artístico.   Portanto, medidas são necessárias para romper o preconceito cultural e criar-se uma sociedade interessada artisticamente. Para isso, é essencial que o Governo Federal junto às redes midiáticas criem palestras televisionadas com artista, historiadores e outros profissionais da área ,mostrando a importância da arte para a evolução da sociedade, por meio de constatações históricas e filosóficas, para que ,paulatinamente, através do conhecimento vença o preconceito. Outrossim, é fundamental que o Ministério da Educação e Cultura crie eventos artísticos nas escolas desde o ensino básico com músicas, esculturas, pinturas e outras expressões, para que assim o jovem esteja estimulado a observar e ser um criador cultural no seu país.