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Enviada em: 28/10/2018

Na sociedade pós-industrial, nota-se o aumento à degradação da natureza e destruição dos recursos naturais, ações provocadas pelo homem. Isso ocorre devido o avanço tecnológico e o crescimento populacional. Deve-se ter um conhecimento sobre a crise ambiental que ameaça a sobrevivência de todas as espécies vivas, inclusive a dos seres humanos.    É primordial ressaltar que, a partir da Revolução Industrial, ação do homem sobre o meio ambiente tem se tornado cada vez mais insustentável e destrutiva. O acelerado desenvolvimento tecnológico e o grande crescimento populacional elevaram os índices de consumo dos recursos naturais e aumentou-se a emissão de poluentes. Nesse sentido há um agravamento e a intensificação dos danos e desastres ambientais.     É preciso, porém, reconhecer que a natureza é extremamente frágil em relação à interação humana, pois o homem sempre buscou e sempre buscará nela meios para satisfazer suas vontades essenciais, por exemplo, o consumismo, gerado pelo espírito capitalista, faz com que o mesmo homem retire recursos não necessários a sua existência, a fim de garantir satisfação e bem estar apenas.      Diante do cenário ambiental em que vivemos, é necessário mudanças. Para reverter essa problemática a Educação Ambiental, deve visar melhorar a relação do homem com a natureza e por meio de organizações de movimentos e passeatas, promover reflexões acerca dos problemas ambientais e mostrando que a qualidade de vida e as futuras gerações dependem de um desenvolvimento sustentável. Além disso, o espaço escolar se torna um local adequado para a aprendizagem e disseminação de conhecimentos sobre o meio ambiente, formando pessoas críticas e conscientes dos diversos problemas ambientais, capazes de cooperar com a preservação do meio ambiente. Na perspectiva de que a degradação da natureza seja cada vez menos recorrente.