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Enviada em: 01/11/2017

Antigamente, povos como os egípcios, no Egito Antigo, mantinham uma boa relação com a natureza, pois para eles os elementos ambientais eram deuses, e por isso tinham que ser preservados. No entanto, com o passar dos anos, essa relação começou a se prejudicar, principalmente com o advento da Revolução Industrial. A ganância pela ascensão social e pelo dinheiro tem levado à destruição da natureza, além de que as pessoas crescem com uma visão errada a cerca dos recursos ambientais.    Primeiramente, é preciso salientar que com o surgimento das máquinas a ideia de progresso mudou. As pessoas começaram a pensar que o desenvolvimento viria com a utilização excessiva dos recursos ambientais. O que na antiguidade era venerado passou a ser desrespeitado. Os países, com a ambição de crescerem economicamente, passaram a defender o desenvolvimento a qualquer custo, e sem levar em conta os prejuízos  ambientais. Os danos começaram a ficar tão intensos que a ONU firmou um acordo, o Protocolo de Kyoto, para diminuir os danos causados pelas indústrias ao meio ambiente. Contudo, o maior poluente, os Estados Unidos, não se comprometeu a cumprir o acordo, por causa do pensamento desenvolvimentista, causando danos como o aumento do efeito estufa, a contaminação do ar, entre outros.     Outro fato que deve ser abordado é que desde criança o ser humano é ensinado a ter a natureza submissa a ele. Por exemplo, cantigas infantis como, "meu pintinho amarelinho, cabe aqui na minha mão", revelam o pensamento de que os animais estão sujeitos às vontades do homem. Dessa forma, as crianças crescem com a ideia de que podem usufruir a todo instante dos recursos ambientais sem pensar nas consequências. Por isso, desde o início do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa no Brasil, cultiva-se a ideia de que os recursos naturais do Brasil são infinitos e podem ser extraídos inconscientemente pela humanidade. Isso traz sequelas como, desmatamentos e tráfico de animais.      Fica claro, portanto, que a relação homem-natureza tem sido prejudicada por motivos educacionais e gananciosos. Por esse motivo é necessário que a família atue em conjunto com a Escola para promover um ensino, voltado às crianças, de que o meio ambiente não é submisso aos seres humanos, e é preciso preservá-lo, pois o equilíbrio ambiental é necessário para a sustentação da vida na Terra. Assim, as crianças crescerão com um pensamento sustentável, promovendo uma boa relação com a natureza.