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Enviada em: 28/09/2017

Pela constituição de 1988, é dever do Estado brasileiro zelar pelos bens básicos da população. No entanto, apesar dos investimentos em programas de ajuda às famílias, o Brasil ainda sofre com o descontrole na taxa de fecundidade, o que gera desorganização familiar, seja pela falta de informação ou pela influência da mídia.    Em primeiro plano, é possível destacar que a população rural que vive afastada dos centros urbanos não são instruídas para planejar sua família. Nesse sentido, em virtude de o acesso a esses locais ser difícil e o sinal da rede de internet  não chegar de forma eficaz, as pessoas que residem em locais isolados não vão possuir um aparato do Estado necessário ao controle da gravidez. Por essa razão, os filhos não serão criados de forma correta, uma vez que a atenção dos pais irá ser dividida e, por conseguinte, ocorrerá a desestruturação familiar.    Em segundo plano, percebe-se que o problema vai além da falta de instrução e entra na esfera da influência da mídia. Nesse contexto, para Sociólogo Durkheim, o fato social ocorria pelo pensamento coletivo de pensar e agir influenciado por fatores externos. Desse modo, os meios de comunicações, por meio das novelas, induzem os indivíduos a adotar comportamentos de praticar sexo sem preservativo, fato que provocará o nascimento de filhos indesejados. Dessa forma, as famílias vão crescer desorganizadas de tal forma que as práticas dos pais passarão aos filhos.    Fica claro, portanto, que se deve organizar a estrutura do planejamento das famílias. Para isso, com o auxílio do Ministério da Saúde, as ONGs podem organizar visitas mensais às famílias que moram longe das cidades. Ademais, deve haver distribuições de preservativos e cartilhas que ensinem como utilizá-las para não ocorrer gravidez inesperada. Além disso, as escolas devem organizar palestras com os alunos e seus pais para ocorrer um debate sobre a necessidade de usar meios anticoncepcionais. Isso pode ser feito por meio de profissionais que esclareçam as dúvidas surgidas através dos programas na TV.