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Enviada em: 20/10/2018

Aristóteles, filósofo da Grécia antiga, expôs que a cultura é o conforto da velhice. De fato, para a formação social de um cidadão é imprescindível o acesso à ela, porém, em uma sociedade capitalista moderna, como a de hoje, há dificuldades para a democratização do acesso cultural. Diante disso, devido a sua "camarotização" e falhas governamentais, a problemática instala-se, ditando sequelas sociais a serem combatidas.       É válido analisar, antes de tudo, o caráter elitista do acesso a esse conhecimento. Sob esse ângulo, o bloqueio para acessá-lo entra raízes históricas, uma vez que no governo de D. João, quando houve a construção de anfiteatros e museus, apenas a mais alta classe social da época tinha a oportunidade de visitá-los devido ao preço elevado de ingresso. Nesse viés, esse cenário ainda permanece na sociedade hodierna, de maneira que o único contato das camadas pobres com esse saber é por meio de TVs ou escola. Tal conjuntura, contudo, vai de encontro com a Carta Magna de 1988, uma vez que ela garantia o contato  da cultura a todos os cidadãos.       É necessário salientar, ainda, a ausência os incentivos governamentais na questão. Seguindo essa linha de raciocínio, não raro, os alunos das escolas públicas não possuem aulas de História da Arte, além da ausência de projetos culturais nessas instituições- como teatros ou shows escolares. Sendo assim, é incontrovertível que a falta de estímulo liquefaz, ainda mais, o interesse dos jovens pela gênese cultural do país. Prova disso foram dados obtidos pela Unesco, de que 70% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculos artísticos.       Infere-se, portanto, que o Brasil necessita de meios para contornar o acesso a cultura. Logo, cabe às escolas, em conjunto com o MEC (Ministério da Educação) terão papel de fornecer o primeiro contato dos jovens à ela, com a criação da semana da Arte, no qual os alunos terão espetáculos que mostrem todos os tipos de culturas existentes no país, no intuito de estimulá-los a gostar e se interessar por esse conhecimento. Ademais, é função do Governo Federal estimular a população mais pobre a irem à espetáculos, com a implementação de Vale Cultura a todos os alunos de escola pública, a fim de mitigar as dificuldades para o acesso cultural e, assim, a população brasileira conhecer um pouco mais da formação de seu país.