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Enviada em: 02/07/2018

A obra "o princípio da responsabilidade" escrita pelo filósofo alemão Hans Jonas, calcava-se na ideia de que os seres futuros exigem eticamente compromisso daqueles que os gerarão. Contudo, a postura dos cidadãos brasileiros frente a democratização da cultura configura-se como um grande obstáculo para a concretização desses preceitos, uma vez que hodiernamente surgem cada vez mais dificuldades para o acesso igualitário às produções culturais por todas as camadas sociais no país.     Mormente, ao observar-se por um prisma estritamente histórico, vê-se que durante a época em que os grandes meios de comunicação de massa, a exemplo do cinema, da TV e da internet eram inexistentes, a literatura era uma das vertentes mais aclamadas do campo das artes, porém, mesmo com sua relevância para o meio cultural, poucos conseguiam acessar os livros. Destarte, apesar do constante crescimento dos meios de comunicação e equipamentos culturais característico dos dias atuais o acesso a leitura e outras produções culturais ainda se limita a uma determinada classe econômica, haja vista que são notáveis os altos preços para sua obtenção.  Isto posto, sabe-se que consoante dados do Ministério da Cultura, apenas 25% da população brasileira possui acesso às obras literárias e artísticas divulgadas em centros acadêmicos e reuniões de valores históricos, o que por sua vez reflete a ausência de espaços físicos destinados a estas questões em cidades periféricas e interioranas. Outrossim, é cabível pontuar que tal situação, decisivamente, é corroborada pela precariedade da educação pública brasileira, haja vista que esta muitas vezes contempla a educação artística de modo superficial em sua grade escolar, de modo a valorizar menos atividades que contemplem a leitura. Lamentavelmente, tais situações demonstram o regresso cultural da população perante as dificuldades geográficas e educacionais de sua própria nação.   Em virtude dos fatos mencionados, depreende-se que a problemática urge por medidas interventoras. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Cultura, juntamente com a mídia, implementar campanhas e propagandas que incentivem a adesão ao Vale-Cultura -  programa de benefício concedido aos trabalhadores para custear serviços culturais - com o fito de incentivar o acesso aos programas desta natureza pela população. Paralelamente, é dever do Ministério da Educação desenvolver um projeto o qual promova apresentações artísticas e atividades lúdicas nas escolas  - uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador sobre a sociedade - com o intuito de ensinar os valores culturais a todo corpo social. Apenas assim chegar-se-á a um pais mais igualitário e alcançar-se-á um futuro justo aos seres que virão, tal como idealizado por Hans Jonas.