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Enviada em: 05/07/2018

A inacessibilidade da cultura brasileira       A cultura brasileira, ainda que muito rica, é pouco acessada pela população. Em geral, poucos são os brasileiros que frequentam teatros, museus, bibliotecas, entre outros ramos da arte. Normalmente, essa minoria vem de uma classe mais elevada, portanto possuem mais disponibilidade. Dessa maneira, o custo alto do alcance à arte e a ausência da mesma em cidades menores, impossibilitam que as classes mais baixas possam ter o mesmo acesso que as mais altas.       Enquanto as cidades grandes propiciam um maior número de shows, espetáculos, exposições de arte, as cidades pequenas sofrem com a falta deles. Segundo a pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apenas 7,3% dos municípios possuem cinemas e 18,8% das cidades têm teatros ou casas de espetáculo. Assim, quanto mais afastado de metrópoles o município é, menores serão as chances do acesso dessa população à cultura.       Ademais, outro fator que dificulta a comunicabilidade da cultura é a desigualdade social em evidência no Brasil. Os valores de entrada da maioria dos lugares artísticos são inacessíveis para uma população que precisa alimentar seus filhos e pagar suas contas. O Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), também criado pelo Ipea, mostrou que os preços altos são obstáculo para 71% dos entrevistados da pesquisa. Logo, esse é o maior empecilho para usufruir os bens culturais.       Em suma, para que todos possam ter uma acesso democrático à cultura do nosso país, é preciso que haja um menor custo dos bilhetes de entrada desses lugares específicos. Esse ato deve vir dos empresários que organizam essas exibições. Diminuindo esse valor, consequentemente, haveria um maior público, gerando uma demanda igual ou até maior à eles e aos artistas, que possuiriam um maior reconhecimento nacional.