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Enviada em: 01/05/2017

Ascensão do acesso à cultura. Em meados do Século XIX, a Segunda Revolução Industrial marcou as relações sociais principalmente, através da invenção da eletricidade. Esta proporcionou grande desenvolvimento social e econômico. Por outro lado, ainda dentro do contexto da Segunda Revolução Industrial, o ato de produzir cultura passou a seguir os moldes industriais, pois consequentemente as artes se tornaram objetos de consumo e, passaram a ter mercados consumidores específicos. Segundo Teodor Adorno e Max Horkheimer, a indústria cultural tem objetivo produzir bens de cultura: filmes, livros, música entre outros. O filme E O Vento Levou relata a Guerra da Secessão correspondente ao período de 1861 a 1865 nos EUA. A obra cinematográfica de 1940 exemplifica e confirma que a indústria cultural continuou, mesmo após, a Segunda Revolução Industrial. O Brasil atualmente vive um cenário de desigualdade em relação ao acesso à cultura, porque aproximadamente 70% da população sequer assistiu um espetáculo de dança. E não é apenas isso, 98 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet, segundo ao estudo do Banco Mundial, reportado pela Revista Veja em Janeiro de 2016.   Portanto, para democratizar o acesso à cultura faz necessário, o governo aumentar em 30% o valor do vale cultura, pois com a quantia atual, ainda não é suficiente para custear os gastos com a cultura, estes ainda são muito onerosos em relação ao salário mínimo vigente. Ademais, é muito importante, reduzir os impostos das empresas de telecomunicações assim, irá contribuir para que mais brasileiros tenham acesso à internet. Uma das principais mídias, que informa e também, oferta entretenimento desde que utilizada de forma racional.