Materiais:
Enviada em: 01/05/2017

Segundo a Constituição Cidadã, promulgada em 1988, todo indivíduo tem o direito à cultura. Em oposição a tal preceito, vê-se que, no âmbito artístico, a maioria dos brasileiros, no século XXI, ainda não experimentam esses direitos na prática devido aos obstáculos para a popularização das artes. Nesse contexto de democratização, é preciso entender as verdadeiras causas para solucionar esse problema.      Em primeira análise, cabe pontuar que essa circunstância deve-se a questões socioeconômicas. Isso se deve ao fato de que, para participar de certas manifestações artísticas, como espetáculos de teatro e dança, exige um alto custo e, no geral, a população não possui esse poder aquisitivo. Dessa forma vê-se que, existe uma segregação social, uma vez que apenas a classe alta de regiões centralizadas acessam a essa cultura, o que evidencia falhas constitucionais na esfera cultural do país.      Ademais, convém frisar que a falha na educação formal em relação a incitação à importância da arte, como fator de desenvolvimento humano, é uma das principais causas desse problema. Prova disso, está na incompreensão de manifestações culturais pela maioria da população, como clássicos literários e obras de arte, por não possuírem intelecto suficiente, no qual deveria ser aprimorado e incentivado durante a vida escolar, o que não os permitem apreciar e criar uma nova percepção de mundo. Diante disso, percebe-se que o acesso á cultua só será ampliado, quando o público obtiver formação de base, que interprete a relevância cultural no modo de pensar e agir.    Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática. É imprescindível que os brasileiros tenham acesso e, conhecimento às diversas culturas existentes no país a fim de promover a acessibilidade cultural a todas as classes sociais. Portanto, o Ministério da Educação deve financiar manifestações artísticas, como espetáculos de teatros e, promover estes eventos, em regiões periféricas gratuitamente a fim de que as classes mais baixas tenham acesso à cultura. Além disso, é essencial que o Estado, através dos três poderes, fiscalize a devida aplicabilidade efetiva das leis vigentes que asseguram os direitos culturais e, em conjunto as escolas, crie projetos de incentivo a produção artística e cultural, para crianças e jovens, com participação de especialistas na educação, objetivando a incitação dos jovens à compreensão cultural, necessária para a formação de um pensamento crítico. Somente assim, haverá a democratização efetiva dos meios culturais brasileiros.