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Enviada em: 01/05/2017

Apesar de viver no Brasil, desde a promulgação da Constituição de 1988, um período de ampliação de direitos individuais, o preconceito ainda é um desafio da democratização da cultura. Notar a persistência de práticas etnocêntricas que prejudicam o desenvolvimento da cidadania, dá caráter urgente a esse tema, levando-se em consideração aspectos humanísticos e um ciclo social.       Em primeiro lugar, quando Kant afirma que "o homem é aquilo que a educação faz dele" ratifica a importância do caráter didático, definindo os atos do indivíduo em sociedade. Seguindo a linha de pensamento do filósofo, nota-se que, em uma sociedade em que a acumulação de capital é fator de diferenciação social, produções culturais de classes sociais consideradas inferiores tendem a ser discriminadas. Assim, a empatia é a principal forma de popularização de costumes.     Outrossim, destaca-se o preconceito como principal empecilho à democratização da cultura. Quando Durkheim define que o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar, dotado de exterioridade, coercitividade e generalidade, evidencia a influência da sociedade sob o indivíduo. Seguindo essa linha de pensamento, é notável que uma criança que se desenvolve em meio a esse comportamento, tende a adotá-lo por conta da convivência. Dessa forma, há o fortalecimento do pensamento discriminatório, transmitido de geração à geração, agravando o problema.      Fica evidente, portanto, a necessidade de romper paradigmas que valorizem as manifestações eruditas em detrimento das populares, com vistas o fortalecimento do estado de bem-estar social. A mídia deve veicular debates e propagandas que engajem o respeito à diversidade cultural. À escola cabe o papel de promover eventos temáticos, incluindo pais e alunos, abordando desde variações linguísticas a expressões populares. Desse jeito, desconstruir-se-á, gradativamente, o preconceito à heterogeneidade, e, dessa maneira, criar-se-á o sentimento de empatia entre os cidadãos, fortalecendo-se a democracia brasileira.