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Enviada em: 02/06/2017

A expressão cultural é a identidade de um povo ou nação, que se se exterioriza através de sentimentos, ações, músicas e os mais diversificados meios de expressionismos. Entretanto, na últimas décadas essa identidade não vem sendo percebida em todos os eixos sociais, e deste modo a disseminação cultural está sendo elitizada. Isso é fruto de uma sociedade enraizada no capitalismo que procura mercantilizar todas as coisas, inclusive a cultura, e assim ocasionando uma barreira sóciocultural, pois só tem acesso a cultura aqueles que podem pagar por ela.     É importante salientar que no Brasil esse processo de diminuição da identidade é muito presente, pois o percentual de pessoas de baixa renda é enorme. Tal situação, é um importante fator para essa problemática, pois privatiza a cultura e automaticamente ocasiona um processo exclusitivo das minorias. O IBGE –Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- provou que no ano de 2014 a quantidade dos cidadãos que frequentaram um museu ou teatro não chega a 10% da população brasileira, evidenciando assim a perda da identidade cultural.     O pensador da escola de Frankfurt Theodor Adorno estudou um processo de coisificação da cultura, que ele denominou de “Indústria cultural”. Ou seja, desde o século XIX o mundo já era alertado sobre o processo de mercantilização cultural, -através dos filósofos e sociólogos - que leva a uma desvalorização da mesma. E levando a conjuntura social a gerir, cada vez mais um processo antidemocrático, que inclusive viola a constituição brasileira de 1988, que garante o acesso a cultura para todos.    Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para solucionar este entrave social, que denigre e priva as minorias. Se faz necessário que o Ministério da cultura, através de políticas públicas, incentive a insurgência e valorização artística nas periferias, políticas como projetos de danças e leituras nas escolas. E a execução de projetos de lei como o Vale-cultura, que possibilita que o indivíduo destine uma parte de sua renda, para se inserir nos meios culturais.