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Enviada em: 23/06/2017

De maneira análoga as rochas sedimentares a desigualdade cultura, no século XXI se consolidou lentamente via minutos constituinte de um todo. Sendo assim, o acesso democrático cultural  tornou-se um grande desafio. Portanto, é necessário a  implementação na grade curricular escolar e uma mobilização do parte do estado brasileiro.   De acordo com os pensamentos de Emmanuel Kant, sem um fim social o saber será a maior das futilidades. No Brasil, existe um contexto sociocultural o qual nem todas as pessoas são inclusas. Nesse sentido, uma implementação na grade curricular escolar desde o primário ajudaria a combater esse impasse. Pois, grande parte das escolas do país, não possuem estrutura para que os  alunos tenham contado com um mundo, bem maior que a sala de aula. Com isso, deixam de ter uma visão mais ampla e critica do ambiente onde está inserido.   É necessário pontuar também, sobre a importância da ação do governo nessa problemática. Pois, de acordo com o IBGE uma grande parte dos profissionais da cultura, não são reconhecidos perante a lei como trabalhadores o que cria uma  desmotivação maior ainda. Sendo importante ações que visem o aprimoramento das leis é por conseguinte a melhoria no acesso cultural como um todo.   Em vista dos fatos elencados é possível constatar a resistência da "rocha" formada, bem como a necessidade de medidas para combate-la. É necessário que o ministério da educação faça uma  ampliação na grade curricular escolar. Inserido, curso de musicas, danças, teatro, esportes. Isso pode ser feito colocando aulas aos sábados. O governo do estado, deve destinar verbas para melhorar a estrutura, com equipamentos e acessórios. O governo federal, devem elaborar leis, para que seja obrigatório, o reconhecimento do  profissional da cultura nas escolas. Sendo, esses, registrados devidamente é com remuneração equivalente a de um professor. O ministério da cultura, deve fornecer cursos a esses profissionais a fim de aprimora -los, é alavancar a profissão.