Materiais:
Enviada em: 16/07/2017

A cultura vive em constante transformação sempre abrindo espaço para novas formas de expressão, como também deveria ser democrática ao representar todos os nichos de uma sociedade, entretanto, a criação de grandes monopólios e a desvalorização do meio artístico vem tornando cada vez mais difícil o acesso amplo e interesse à cultura.   A comercialização da cultura como mercadoria veio restringir a participação das grandes massas na criação de conteúdo e eventual contato com todo o acervo já disponível, uma vez que alguns brasileiros sequer têm a oportunidade de apreciar a literatura nacional, devido ao alto custo dos livros seja em formato físico ou e-book, quanto menos produzir seu próprio texto.  Contudo, outro fator determinante é a grande desvalorização que o meio artístico-cultural vem sofrendo; nossa visão cada vez mais voltada à um capitalismo selvagem inibe e até mesmo censura algumas expressões não voltadas à produção de capital, como o grafite e as pichações que tiveram não apenas seu valor cultural perdido, mas no caso de São Paulo também foram apagadas.   A cultura ainda que esteja se perdendo dentro de pequenos setores da sociedade, pode ser restituída á todos numa perspectiva de três agentes: Grandes empresas, apoiando com patrocínio grupos que apresentem a expressão cultural aos jovens, como o grupo afroreggae faz ao introduzir adolescentes e crianças em situação de “carência” ao mundo das artes e criar, na medida do possível, projetos voltados em sua área de especialidade com foco em despertar o interesse do cidadão; A mídia deve atuar incentivando as mais diversas expressões culturais através de concursos que atinjam os jovens, principalmente da rede pública, como um projeto da rede eptv fez ao conseguir que vários jovens do ensino fundamental da região escrevessem e enviassem suas redações para um concurso literário, a divulgação de eventos culturais e gratuitos, que já ocorre em algumas emissoras pode ser potencializada ao realizar a cobertura desses eventos, uma vez que a exibição na TV aberta aumenta o alcance; O governo federal deve agir promovendo a valorização dos profissionais da área através de campanhas, e para as administrações municipais resta promover o acesso mais amplo ao ceder espaços públicos, teatros, praças e estádios para artistas locais realizarem espetáculos que atinjam até a população mais pobre.