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Enviada em: 19/07/2017

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) causou profundas mudanças na humanidade. Com a invenção do computador, início do que hoje chamamos de Internet, e do desenvolvimento publicitário através das propagandas, a grande guerra impulsionou a construção do atual cenário global: a era da informação acessível. A Internet proporciona inúmeros benefícios, porém pode ser também um obstáculo para democratizar o acesso à produção cultural fora dos limites da rede.        Mesmo que a produção cultural online exista, ainda há muitas distrações que direcionam as escolhas pessoais dos internautas para outras atividades, que não palestras, espetáculos e livros disponíveis virtualmente, muitas vezes gratuitos. O grupo de atores liderados por Fabio Porchat, humorista brasileiro, que lançou o Porta dos fundos, programa gravado em forma de teatro disponível na plataforma Youtube, é um  caso de produção com milhões de acessos por usar o humor, o que chama a atenção de muitos usuários da plataforma virtual. Porém, muitos trabalhos independentes não possuem visibilidade e financiamento suficientes para atingir esse número de acessos.                                                       Além das distrações, a quantidade de conteúdo produzida e entregue nos computadores de uma grande parcela da população brasileira, gera a falsa sensação de conhecimento adquirido, o que pode ser obstáculo para o aprofundamento de conhecimento cultural, e de busca por materiais em espaços físicos.       Portanto, a rede pode facilitar os criadores de cultura, mas também distrair seu público, gerando um desencontro entre emissor e receptor. Essa situação dificulta a democratização, pois muitos acham que participam dos eventos culturais, mas não financiam e, também, não disponibilizam uma parte do seu tempo para promovê-los. Uma solução para aumentar os acessos à esses espaços é o investimento em propagandas em massa, financiadas por empresas do setor artístico e Ministério da Cultura.