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Enviada em: 03/09/2017

A sociologia relata que a cultura é um costume de crenças e valores passado de geração para geração, além de trazer vários benefícios ao desenvolvimento social e econômico para a nação. No Brasil, entretanto, observa-se que tal definição ainda não progride, haja vista que a falta do acesso cultural representa um desafio a ser combatido. Nesse ângulo, devem ser analisadas as principais consequências dessa problemática.    A princípio, vale ressaltar que a negligência governamental esteja entre os fatores. Pode-se mencionar, por exemplo, a suspensão do Ministério da Cultura no mandato do presidente Temer. Esse fato rompeu os investimentos públicos em peças teatrais, festivais musicais e movimentos artísticos. Também feriu a Constituição Federal de 1988, na qual é dever do Estado garantir a liberdade de expressão e a atividade artística. Assim, corroborou para o aumento dos 70% brasileiros que nunca assistiram espetáculos de danças, muito menos visitaram museus. Dessa forma, parafraseando a literatura machadiana, a ausência de virtude cultural é inerente ao homem.    Ademais, convém frisar a ausência de empatia no desenvolvimento educacional. A escola deveria ensinar e incentivar os alunos às manifestações culturais que estão presentes no território brasileiro, como o samba, aula sobre o folclore e o ritmo carnavalesco. Contudo, isso não ocorre, um fato que comprova isso é o documentário "Educação proibida", o qual aborda as grandes modificações tecnológicas e os mesmos moldes de ensino antepassados nos centros educacionais. Diante disso, percebe-se que é necessária uma modificação de ensino para completar os interesses dos estudantes para a valorização da arte.      Segundo Comte, é necessário ver para prever e prever para prover. Nessa análise, aliado aos fatos supracitados, é possível perceber que caso não haja medidas para o problema, não haverá democratização cultural, e tão pouco sua continuação. Dessa maneira, é mister o governo investir no Ministério da Cultura para poder proporcionar atrações socioculturais em lugares públicos e de fácil acesso, como ocorre no carnaval, por meio de peças, danças e festival musical gratuito para demonstrar o que o Brasil tem de melhor em cultura. Além disso, o Ministério da Educação deve adicionar disciplina extracurricular nas aulas para incentivarem os alunos sobre a arte, como aulas de grafites, danças e canto, dirigida por professores especializados na área artística. E, por último, ONGs e empresas devem reduzir suas tarifas de cinemas, shows musicais, óperas e espaços de multiuso para estudantes e pessoas de baixa renda. Dessa maneira, a nação poderá desfrutar da cultura e entenderá a sua importância.