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Enviada em: 25/08/2017

Fica claro que durante a Idade Antiga, Média e Moderna em razão da não existência da internet e de um número reduzido de livros, com ainda a censura de muitos desses durante a inquisição, o acesso à cultura era muito limitado. Contudo, embora na Idade contemporânea tenha ocorrido uma ampliação e diversificação considerável dos livros e bibliotecas como também o surgimento da revolucionária rede mundial de computadores, ainda persiste os desafios no acesso à cultura devido o desinteresse pela leitura e a falta de acesso à internet.   Com o surgimento das primeiras escolas literárias brasileiras, no século XVII, era esperado uma maior aproximação dessa nação com os livros e, consequentemente, com a cultura, entretanto, nesse período os livros eram de difícil acesso, pois, eram poucos e caríssimos. Dessa forma, somente os nobres e os seus descendentes conseguiam acessá-los e, sem dúvida, isso contribuiu para formação de uma sociedade sem hábitos de leitura e, por conseguinte, sem acesso à cultura.   Além disso, com o advento da rede mundial de computadores  esperava-se uma maior facilitação no acesso aos programas culturais, todavia, na prática, o que aconteceu foi a chamada exclusão digital, na qual grande parte da população não tem acesso à internet em razão da falta de programas governamentais de facilitação ao acesso em áreas rurais, bem como o elevado custo. Assim, uma grande parcela da população são vítimas dessa exclusão digital e, em consequência, vítimas da exclusão cultural.   Portanto, é preciso que o Estado fomente políticas públicas com o intuito de facilitar o acesso à internet em todas as regiões, sejam urbanas ou rurais, assim como disponibilize internet em todas as instituições e locais públicos; a escola em parceria com ONGs promovam palestras que incentivem a leitura com a finalidade de formar uma sociedade que preze a leitura. Ademais, é primordial a mídia, via rádio e televisão, em conjunto com escolas e ONGs desenvolverem e reproduzirem programas culturais como, dança, música, capoeira, esportes, variantes linguísticas e ensinar artes.