Materiais:
Enviada em: 20/09/2017

A cultura tem uma grande diversidade de conceitos e significados para o conhecimento dos Brasileiros, a cultura envolve arte, crenças, hábitos, costumes, entre muitos outros. No Brasil, se tem uma grande dificuldade no acesso à cultura e artes, em decorrência dos fatores de desigualdades (baixa renda e dificuldade no acesso a informação) associados a ineficiência das leis que não consideram o contexto e a didática adotada pelos docentes. Logo, fica a cargo do governo, considerar as circunstâncias e a realidade de um município e assim sendo, aplicar políticas especificas nessa região.  O grande fator, porém não determinante, da segregação do acesso a cultural e artes está na condição socioeconômica e no acesso a informação, como internet,  meios de comunicação e até uma biblioteca. Por este motivo, e aliado a ideia de inutilidade das artes na realidade destas pessoas, o desafio fica mais difícil.   Leis e emendas decretadas pelos governo não tem ação sozinhas, dado que, não são considerados fatores extraviais. Dependendo do contexto, como a falta de estrutura de uma escola e até a necessidade de ocupar o tempo para trabalhar e assim sobreviver, essas pessoas necessitadas acabam sendo isoladas dessa dimensão cultural e artística. A didática estabelecida pelo professor também deve ser considerada, uma vez que, se aplicados os métodos errados, a ignorância persistira e a desigualdade continuara.   Os caminhos para que os desafios sejam superados passa pela ampliação das aulas de artes nas escolas, como já foi determinado por lei em 1996, tornando-se obrigatórias. Essa ampliação deve ser acompanhada de uma política especifica que abranja o contexto de realidade econômica desfavoráveis e de conscientização dos professores que irão aplicá-las, da importância do seu trabalho na sociedade. Incentivos populares também contribuem para o acesso, como já vem sendo feito pelo ministério da cultura, com a implementação do vale cultura.