Materiais:
Enviada em: 05/10/2017

A cena do campeão de bilheteria "Percy Jackson e o ladrão de raios" em que a turma do personagem visita o museu de sua escola é um exemplo do que esse contexto pode oferecer.No filme, os monumentos relativos a deuses da Grécia antiga estimulam a imaginação de Percy e evidenciam a afinidade com a cultura ali representada.Ao transpor á temática democratização á cultura, percebe-se o acesso à cultura no Brasil é subjugada pelo o pífio interesse dos órgãos públicos e pelo acesso á esses centros  culturais_eis o reconhecimento as avessas.       Essa demanda constitui o mínimo de respeito à coletividade.Na retorica dos gestores públicos, o despertar das artes, da música e danças, não raro, restringe-se aos períodos de festividade da cidade,não há visibilidade da figura da cultura como patrimônio imaterial, daí a exigência do estímulo da proatividade.Como paliativo, o Brasil decidiu  no início do ano passado,que o ensino de Artes,dança e música constarão no currículo das escolas, fato que só dependerá dos ajustes à execução.Consciência tardia em uma terra de imortais e renomados eventos como FLIP e Virada cultural " Paulistana".Nesse sentido, enxergar a importância dessa área não só com entretenimento, estanca a ignorância e promove a inclusão...Democratizar para progredir.      Além disso, o alto custo ao acessar esses movimentos culturais é uma alavanca para a emblemática.Haja vista que, o alto preço é um obstáculo, sobretudo, á sociedade menos abastada , soa em consonância,o fato de muitas cidades brasileiras não ter destinatário a essas atividades, pois de acordo com o (IBGE),mais de 50% dos municípios brasileiros não tem livraria, e 80% não tem um museu, e quando têm fica só nos centros urbanos dificultando o acesso às outras camadas sociais nas quais se localizam nas periferias.Logo,a cultura tem seu papel inclusivo e também transformador.Desse modo,medidas são necessárias para resolver esse empasse.      Infere-se portanto, que o ingresso à cultura no Brasil é uma mazela social.Contudo, cabe ao Estado promover meios culturais nos centros urbanos e nas periferias,como galerias mostrando a cultura e a diversidade do local, com preços cabíveis a sociedade, a fim de fazer com que a comunidade conheça suas ideologias e princípios, proporcionando acessibilidade  e  seu engajamento sociocultural ,com o intuito de se ter maior afinidade do bem-comum com o seu meio habitacional.Some-se a isso o papel da Escola, que deve fomentar  em seus currículos didáticos, aulas culturais como teatro, e estudo da historia  e mitos locais, para que a população tenha conhecimento dos seus antepassados,e sejam  estimulados a imaginar sua historia como fez Percy. Todavia, a nação almeja o saber, pois como é citado na musica (Comida) de Titãs,"agente não quer só comida....Mas diversão e arte".