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Enviada em: 02/11/2017

O Ministério da Cultura criado em 1985 pelo governo de José Sarney concedeu a população brasileira a liberdade de expressão e a difusão cultural, entretanto com o aumento das desigualdades sociais o acesso a cultura não foi democrático. Evidencia-se que, os centros urbanos, especialmente os mais industrializados, bem como a classe social mais abastecida tem maior disponibilidade cultural. Nessa perspectiva, identifica-se que, o acesso é limitado por obstáculos físicos e econômicos.       Inicialmente, percebe-se que museus, teatros e livrarias estão localizados na maioria em centros urbanos que dificultam o alcance de indivíduos das periferias, devido aos valores dos ingressos e a locomoção para esses locais. Além disso, o incentivo intelectual para entender e ter interesse por esses contextos é fundamental, porque gera o hábito e extingui paradigmas. Desse modo, a popularização promove menores valores financeiros, aumenta o consumo e democratiza o ambiente.       Em seguida, com a consolidação do sistema capitalista a sociedade contemporânea visa o lucro, assim os valores humanos são deturpados em troca dos interesses econômicos, transforma-se a cultura em indústria por intermédio dos meios de comunicação. Dessa maneira, as leis de incentivo como a Rouanet, maior financiadora cultural do país, tanto na preservação do patrimônio imaterial quanto nos teatros, ao serem atingidas por fraudes causa descrédito cultural, bem como governamental.       Portanto, parcerias público-privada são essenciais para a criação de centros culturais com espaços físicos regidos por planejamento, estrutura e fiscalização. Sendo assim, a realização de eventos itinerantes como danças, teatro e orquestras nesses ambientes com a participação da comunidade e das escolas, são formas de contato com a cultura e a liberdade de expressão. Além disso, a visibilidade e os valores adquiridos nos eventos podem ser revertidos em novos investimentos como aplicativos para divulgação e manutenção do estabelecimento, mas também incentivo a novas parcerias.