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Enviada em: 05/07/2017

A obesidade é um desafio para a saúde pública no Brasil. Nesse sentido, vários fatores influenciam este problema. Em primeiro lugar, as indústrias alimentícias elaboram propagandas cada vez mais impactantes, estimulando o consumidor para adquirir tal produto. Além disso, com o ritmo acelerado do mercado de trabalho, as pessoas procuram refeições mais práticas e rápidas.        A propaganda é a alma do negócio. Assim, as empresas investem disparadamente em marketing visando o lucro. A estratégia utilizada pelas indústrias alimentícias tem êxito, visto que, a população não analisa o rótulo ao comprar e sim a propaganda. O rótulo das embalagens é um dos vilões da obesidade, pois nele contém informações nutricionais. Porém, a maneira que o mesmo é escrito, dificulta a compreensão de especialistas na área, imagina para o indivíduo sem experiência? Portanto, ambos os problemas citados contribuem para a obesidade.       Nos grandes centro comerciais as pessoas vivem em constantes correrias. Desse modo, no horário de almoço o indivíduo busca algo próximo, devido ao trânsito, e prático. Essa praticidade na busca pelo alimento torna-se inimigo do mesmo, onde opta por fast-food e não por um prato saudável. De fato, o trabalho é um empecilho para a vida saudável e seu aliado é o tempo.       Entende-se, portanto, que a continuidade do problema é fruto do marketing da indústria alimentícia e do acelerado mercado de trabalho. Com intuito de atenuar o problema, o Governo Federal deve elaborar uma proposta para as empresas, onde o rótulo deve receber mais destaque e as informações necessitam de mais clareza, também deve promover campanhas de abrangência nacional através de rádios,TV, etc para conscientizar a população sobre o consumo exagerado de produtos industriais na jornada de trabalho alertando-os referente a obesidade. Ademais, o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) não só deve proibir as publicidades muito impactantes para atrair o público específico, como também, estabelecer um padrão e limite de textos e imagens apelativas na hora da elaboração do marketing. Quem sabe assim, esse problema seja minimizado no país.