Materiais:
Enviada em: 22/08/2017

Muito além do peso é o nome dado a um documentário brasileiro que retrata a vida de crianças obesas, mostrando alguns motivos que levaram ao pressuposto e as dificuldades enfrentadas. De fato a problemática vem sido cada vez mais pautada nos tempos atuais. O problema com o peso exagerado vem crescendo a cada ano, em diferentes idades e grupos sociais. A mídia, a falta de atividades físicas e o prazer pela comida estão entre tantos motivos que justificam o caso.   Nesse contexto, deve-se destacar que no Brasil 40% dos adultos está acima do peso e 10% da população é obesa. Nos dias atuais o culto e prazer pelo ato de comer alimentos gordurosos e de baixa qualidade nutricional vem crescendo, muitas pessoas usam a comida como forma de celebrar a felicidade de um feito, ou até mesmo afogar as mágoas ingerindo algo que por sua vez, apresenta alto teor de gordura e carboidratos, tais como: pizza, hambúrguer, etc. Logo, atividades físicas não são praticadas nessa mesma proporção, o sedentarismo acaba por agravar esses fatores, que são causas de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, entre outros.   Além disso, propagandas midiáticas procuram persuadir o público alvo a comprar e experimentar certos alimentos e bebidas. Bem como, dentro dessa perspectiva, as crianças são as mais atingidas, com o intuito de chamar atenção dos pequenos, as indústrias usam personagens, fazendo com que elas sintam vontade de comprar e experimentar o produto apenas pela embalagem. Assim então, induzindo ao prazer em consumir certos alimentos, que por vezes, não são saudáveis.   Fica clara, portanto, a necessidade de atuar nesse impasse eminentemente. As indústrias devem fabricar rótulos mais claros, a fim de mostrar ao consumidor o que ele realmente está ingerindo. Ademais, o governo em parceria com o MEC, deve incentivar o gosto ao esporte dentro das escolas, promovendo jogos escolares semestrais, com o intuito de fazer com que a criança carregue essas atividades fisicas à vida adulta. Por fim, a mídia deve incitar aos hábitos saudáveis com propagandas, visto que é uma grande influenciadora e formadora de opinião. Afinal, como citou Platão "o importante não é viver, mas viver bem".