Materiais:
Enviada em: 05/09/2017

A falta de educação financeira, e o incentivo das mídias ao consumo, vem se tornando um problema para os brasileiros, principalmente para os de classes mais baixas. Nesse sentido, faz-se necessário ser critico em relação a forma como os brasileiros estão consumindo, para que suas consequências sejam minimizadas no cenário vigente.                    Segundo uma pesquisa, do site Agencia Brasil, apenas 3 em cada 10 brasileiros são consumidores conscientes. A mídia é um dos maiores vilões do consumo, com as propagandas de marketing junto com ídolos e atores famosos, fazem com que as pessoas de classe mais baixa, pensem que podem adquirir produtos, e quando adquirem o mesmo, descobrem que não cabe no orçamento, e  gerando despesas superiores aos seus salários.                       Conforme Mannuel kant já dizia, '' o homem é aquilo que a educação faz dele'', o brasileiro não tem educação financeira, e aprende a lidar com o dinheiro sozinho, o que é um desafio para a maioria. De acordo com estudos do SPC, cerca de 3 a cada 10 consumidores no Brasil consideram as compras como o tipo de lazer favorito.                       Logo, medidas são necessárias para minimizar o problema de consumo excessivo no Brasil. O MEC (ministério da educação) deve estipular que as escolas ensinem educação financeira por todo o ensino fundamental e médio, para que as crianças se desenvolvam tendo consciência sobre consumo e como lidar com dinheiro. Ademais, as mídias, devem incentivar a sociedade a valorizar o dinheiro, a se planejar e consumir apenas o que conseguem dentro do seu orçamento. Pois apensas com a educação financeira, conseguiremos resolver o problema de consumo excessivo no país.