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Enviada em: 25/09/2017

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". A frase de Nelson Mandela faz alusão ao importante papel da educação na formação do cidadão. Nessa perspectiva, a problemática dos hábitos de consumo do brasileiro, explicita que muitos não se preocupam com a questão ambiental, social ou até mesmo a sua condição financeira, necessitando de uma intervenção educativa do estado.   Ademais, o consumismo de uma forma exorbitante perpassa muito na influencia da mídia sobre os cidadãos brasileiros. Nesse sentido, uma parcela significativa da população acaba comprando um determinado objeto que acha necessário ilustrar para outras pessoas, visto que as propagandas induzem a sociedade à qualificar uma pessoa pelo que ela pode comprar, mesmo sem ter as reais condições financeiras.    Outrossim,  boa parte da população brasileira no século XXI não se preocupa com o consumo sustentável, com hábitos despendiosos cada vez mais exagerados, é mínima a preocupação em relação as fontes do produto adquirido, o material usado, os danos ambientais ao produzi-lo. Nesse ínterim, com uma importância inexpressiva da população, diversas empressas não respeitam o meio ambiente para produzirem seus produtos, o que corrobora para a poluição, o desmatamento, prejudicando a todos.    O problema dos hábitos de consumo do brasileiro, portanto, trata-se de uma mácula que deve ser solucionada gradativamente. Sendo assim, faz-se necessário que o Ministério da Educação implemente aulas nas escolas com educadores financeiros, que mostrem as consequências do consumo excessivo, a fim de conscientizar os alunos desde cedo. Além disso, o Estado deve regular as fontes midiáticas, intervindo em propagandas que qualifiquem o cidadão pelo que ele possui e pode consumir.