Materiais:
Enviada em: 08/09/2017

As marcas e a manipulação do século XXI     Após o fim da guerra fria, o contexto de globalização intensificou-se, trazendo pontos positivos e negativos para a sociedade. Atualmente, o capitalismo é o principal agente da elevada taxa de comércio no mundo, levando às industrias  utilizarem diferentes métodos para vender seus produtos, e isso tem se tornado um problema no Brasil.    Em 2013, o canal do YouTube ‘’Nerdologia’’ apresentado por Átila, cientista pesquisador, demonstrou o quão manipuláveis podem ser os indivíduos. Em seu experimento, ele apresenta maneiras diversificadas que grandes empresas americanas usufruem para convencer às pessoas. Isto é, propagandas e ''marketing''.    Por consequência de tais fatores, os brasileiros se encontram no denominado ‘’American way of life’’ ou seja, desse consumo exacerbado. Ademais, essa ostentação de bens materiais tem se tornando uma vilã na saúde do cidadão, uma vez que, os índices de depressão e suicídio tem aumentado, também apontados no vídeo.   Sendo assim, é preciso que os indivíduos assumam, portanto, responsabilidade perante ao impasse. Logo, o governo em parceria aos Ministérios da comunicação e do desenvolvimento de comércio exterior, deve atuar iminentemente no problema de consumo excessivo, amenizando a alienação proporcionada pela mídia. Além disso, os ministérios da educação, saúde e cultura, devem implementar palestras nas escolas e universidades, a fim de construir postos de atendimento para auxiliar e ajudar pessoas com doenças mentais, diminuindo assim as taxas de suicídio e depressão e conscientizar os jovens sobre os maus causados pelo exagero de tais benefícios. Com isso, o país se torna mais sustentável e segue em rumo ao progresso.