Materiais:
Enviada em: 08/09/2017

Por volta do ano 2008, os países que compõem os BRICS tiveram um crescimento positivo de sua economia. Desse modo, o Brasil, por fazer parte desse grupo de nações, acompanhou a tendência natural do fortalecimento do poder de compra de sua população. No entanto, alguns comportamentos derivados do consumo prejudicam os cidadãos brasileiros, seja pela influência da mídia ou pela satisfação pessoal.    Em primeiro plano, é possível destacar que as propagandas induzem a população a aumentar o consumo. Nesse sentido, influenciados por empresas transnacionais ou por marcas famosas, algumas novelas e comerciais de TV estimulam os indivíduos a adquirir, por exemplo, produtos tecnológicos que as industrias de consumo oferecem. Dessa maneira, muitas vezes, as pessoas irão comprar objetos pouco resistente que se tornam obsoletos rapidamente. Por essa razão, a produção de lixo crescerá prejudicando o meio ambiente.    Em segundo plano, percebe-se que o problema vai além da influência dos meios de comunicações e entra na esfera da realização pessoal. Nesse contexto, para Durkheim, o fato social ocorria pelo pensamento coletivo de pensar e agir. Sendo assim, parte da população de baixa renda adotam hábitos de consumo baseado no desejo individual. Além do mais, a facilidade de compra que o cartão de crédito oferece a essas pessoas ajudam a consumir produtos desnecessários. Dessa forma, ocorrerá a falta de recursos para a aquisição de bens básico à manutenção da vida.     Fica claro, portando, que se deve combater os fatores que causam as más condutas relacionadas ao consumo. Para isso, o Governo Federal deve fazer propagandas midiáticas que ensinem à população que as estratégias de venda de produtos de algumas empresas são fantasiosas. Isso pode ser feito por meio de reportagens que evidenciem a pouca durabilidade dos produtos que são apresentados nas novelas. Ademais, as ONGs devem fazer palestras em ambientes públicos, com o apoio de economistas ,que capacitem  os indivíduos a priorizar produtos ao comprar.