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Enviada em: 17/10/2017

Com os avanços tecnológicos e a globalização foi possível criar um amplo mercado que movimenta a economia mundial, pautado no consumo exacerbado da população. Nesse contexto pós-moderno, é evidente uma problemática nos hábitos de consumo dos brasileiros, o que desencadeia diversos problemas, como excesso de dívidas, e contribui para a falha na economia do país. Isso ocorre não só como busca por uma nova identidade, mas também devido à obsolescência programada das empresas.   A modernidade líquida, segundo Bauman, é caracterizada pela insegurança e constante modificação do cenário social. De fato, a busca pela autocriação da identidade se transformou, uma vez que suas fontes tradicionais, como status profissional e laços familiares, se afrouxaram na modernidade. Seguindo esse parâmetro, a nova busca por identidade se dá agora através do consumo, alimentado por um mercado altamente atrativo, que se destaca nas mídias e propagandas, fazendo com que a valorização do poder aquisitivo do indivíduo seja referência para seu status na sociedade e sinônimo de poder. De acordo com o pensamento Kantiano, o ser é aquilo que a educação faz dele, sendo diretamente influenciado por sua formação estudantil. À vista disso, as instituições de ensino no Brasil enfrentam um grave problema acerca desse assunto, pois se ausentam dediscussões sobre valorização do indivíduo independentemente de seu capital. Tudo isso acarreta a criação de um sentimento de dependência sobre o consumo e a persistência do preconceito no quadro de realidades brasileira.    O materialismo histórico de Karl Marx diz que a sociedade se estrutura conforme os indivíduos se organizam para produzir seus bens de consumo. No entanto, o contexto pós-moderno é marcado pelo desenvolvimento de tenologias e ampla globalização, o que permite a produção em massa e seu disseminação. Com efeito, as empresas produzem cada vez mais e com o tempo de vida útil reduzido, visando suprir sua produção em larga escala e forçando os usuários a consumir com uma frequência maior relativa a um curto período de tempo. A obsolescência programada das indústrias, paralela às propagandas, faz com que as pessoas fiquem reféns de um ciclo econômico vicioso. gerando dívidas descontroladas para uma boa parcela da população.   É perceptível a influência educacional e da mídia na problemática citada. Sendo assim, é necessário que o MEC cobre das escolas a inserção de assuntos voltados para a economia na grade curricular do aluno, através da incrementação das aulas sobre empreendedorismo, a fim de enfatizar para o aluno sobre a utilização consciente do dinheiro. Além disso, cabe ao Conar intensificar seu controle nas propagandas para que elas se tornem veículos de comunicação e não apenas induzirem ao consumo, por meio de propagandas educativas sobre o uso da renda familiar, a fim de garantir a harmonia social.