Materiais:
Enviada em: 15/09/2017

É notório que o consumismo cresce continuamente no mundo desde a queda do Feudalismo durante a idade média.Embora outrora apenas os burgueses tivessem acesso aos bens industriais,atualmente o poder aquisitivo está presente na maioria das camadas sociais brasileiras.Dentre tantos motivos relevantes,temos:O crescimento econômico das classes C,D e E, e a manipulação publicitária sobre a população.  Mormente,é indubitável que a ascensão dos menos favorecidos esteja entre as causas do crescimento das compras no país.Por conquistarem acesso às necessidades básicas,esse grupo social passou a gastar sua renda com produtos que anteriormente eram inatingíveis, como a aquisição de eletrodomésticos,automóveis e uma variedade de bens não duráveis, entre eles,bolsas, relógios e sapatos.Segundo pesquisas de entidades que analisam o consumidor,os protagonistas supratranscritos são os que mais compram sem necessidade.Todavia,o problema não se resume a isso.  Além disso,as propagandas têm importante participação no capitalismo nacional.Segundo sociólogos da Escola de Frankfurt,a mídia,que serve às classes privilegiadas,domina a mentalidade social,impondo um padrão de vida a ser seguido.Analogamente a isso,é perceptível a presença de pessoas "bem sucedidas" na divulgação de manufaturados,o que faz com que o telespectador deseje comprar o objeto e,consequentemente, conquistar o bem estar apresentado pelo meio de comunicação supracitado.Contudo, ainda que complexa, essa situação não é crônica.  Destarte,medidas são necessárias para resolver o impasse.Torna-se imperativo que o Estado,através do MEC,realize cursos e palestras sobre gestão financeira para ensinar sobre administração de recursos.Ademais,urge que a mídia trate do consumismo sob outras óticas,alertando sobre seus malefícios e utilizando personagens reais que ilustrem a verdadeira utilidade dos produtos.Outrossim, a escola deve realizar debates com educadores financeiros,a fim de instruir o jovem.Somente assim,construir-se-à uma nação com consumo consciente.  comaconsciente.