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Enviada em: 19/09/2017

Consumismo exacerbado      A prática do consumismo exacerbado no Brasil é muito frequente, principalmente devido ao surgimento dos meios de comunicação em massa, que possuem a capacidade de influenciar a sociedade a partir de propagandas, clipes musicais e revistas. Além disso, esse ato é comum desde a Revolução Industrial, quando houve o início do acúmulo de capital  e foi imposto à sociedade que comprar é sinônimo de felicidade.       Como criticado pela Escola de Frankfurt, os meios de comunicação estão sendo a principal ferramenta de alienação, devido ao fato de apresentarem um determinado produto, divulgá-lo, e fazê-lo parecer ser necessário para encaixar-se na sociedade, cria-se assim a moda, em que o individuo segue-a sem ao menos questioná-la, tornando-se consumista devido ao alívio de estresse que a compra lhe traz e ao "status" que lhe é empregado na sociedade.          Ademais, assim como no século XIX, as grandes indústrias produzem em grandes escalas produtos baseados nos interesses da população, criando, assim , a lógica do mercado, tornando-se um ciclo vicioso. Como exemplo, o Tabagismo, que surgiu a partir da divulgação de filmes que protagonizavam o uso de cigarros, influenciando a população ao seu consumo, e beneficiando as produtoras de tabaco.          Portanto, uma solução seria a conscientização das gerações futuras e a reaproximação de valores religiosos, dentro de valores éticos e que cultivem relações de profundidade entre os indivíduos e não a superficialidade, investindo também em sociologia nas instituições educacionais.