Materiais:
Enviada em: 19/09/2017

A sociedade brasileira é marcada pela falta de consciência no consumo de produtos, com 7 a cada 10 brasileiros sendo classificados como consumidores irresponsáveis. Logo, faz-se necessário analisar suas causas, que possuem raízes nas relações sociais.   É importante pontuar que a forma de consumo do Brasil é o reflexo de como o povo valoriza essa atitude em suas relações interpessoais. Definido por Karl Marx como "Fetichismo das Mercadorias", o modelo capitalista, por meio da propaganda, influenciou as relações sociais e contribuiu para  o enraizamento desse fenômeno na sociedade brasileira, onde os produtos ganham sentidos simbólicos e são usados como forma de demonstrar o poder econômico e social do indivíduo. Dessa maneira, o consumo é intensificado, e esse comportamento passado para gerações ulteriores, criando problemas sociais.   Além disso, o consumo desenfreado contribui para o crescimento do abismo social presente no Brasil. Uma pesquisa feita pelo SPC mostra que as classes econômicas menos abastadas são as que mais compram impulsivamente. Com isso, acabam fazendo gastos além do que tem condições de pagar , enfrentando dificuldades para arcar com despesas essenciais, como moradia e alimentação.   Torna-se evidente, portanto, que os hábitos de consumo da sociedade brasileira apresentam entraves que precisam ser resolvidos. Dessa maneira, o Governo Federal, por meio do CONAR (Conselho Nacional de Regulação Publicitária) deve fazer campanhas publicitárias em todo o pais que estimulem o consumo consciente. Além disso, o MEC deve exigir que as escolas façam palestras periódicas sobre educação financeira. Dessa forma, será possível existir uma melhor sociedade para todos.