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Enviada em: 19/09/2017

A partir do Renascimento Comercial, no século XV, e da Revolução Industrial, no século XVIII, cresceu a necessidade de ampliar o mercado consumidor com o fim de absorver o crescente aumento da produção de bens de consumo. Nesse cenário, em busca do lucro, há uma disputa acirrada entre fornecedores que se utilizam de publicidade e promoções para atrair clientes. Mormente, é possível afirmar que, no Brasil, hábitos de consumo inadequados podem causar problemas financeiros às famílias brasileiras. A problemática persiste tanto pela atual mentalidade social de consumo, quanto pela vulnerabilidade do público infanto-juvenil.               No que se refere à mentalidade de consumo no Brasil, é indubitável que a globalização da industrialização - que elevou a oferta de produtos - em consonância com o aumento do crédito ao consumidor ocorrido nos últimos anos, influenciam os hábitos de consumo dos brasileiros. Nesse contexto, representa grave problema quando, ainda que comprometa o orçamento familiar, o comprador não hesite em adquirir produtos, muitas vezes desnecessários. Não obstante, sem planejamento financeiro adequado, uma parcela da população se endivida, haja vista que a vontade pelo produto supera as reais necessidades de consumo.  Comprova-se isso pelo aumento do número de inadimplentes no Brasil, divulgado em 2016, que atingiu o patamar de 60 milhões de devedores.                      Outrossim, é consenso que crianças e jovens não estão ainda capacitadas para tomar decisões conscientes em relação ao consumo. Esse público não considera suas necessidades, sendo influenciado diretamente pela família, amigos e, principalmente, publicidade. Segundo Emile Durkheim, o modo de agir das pessoas é influenciado pelas instituições. De maneira análoga, inseridos em uma família que não tem hábitos adequados de consumo, e submetidos à atuação sem controle governamental da mídia, formar-se-á futuros consumidores despreparados para decidir com maturidade sobre suas próprias necessidades e capacidade patrimonial.                        Destarte,  para evitar que o consumo inconsciente comprometa a situação econômica do país, é necessário promover mudanças em hábitos inadequados de consumo. Para isso, as escolas devem promover palestras de planejamento financeiro doméstico, com o propósito de demonstrar a importância desse conhecimento para a aumentar a segurança financeira das famílias, bem como evitar o uso de crédito sem que a família tenha possibilidade de posteriormente realizar os pagamentos. Além disso, o Governo deve ampliar a legislação específica sobre publicidade infantil, assim como fiscalizar as empresas, com o propósito de coibir técnicas abusivas. Dessa forma, será possível formar cidadãos conscientes do seu papel no mercado consumidor.