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Enviada em: 20/09/2017

É indiscutível afirmar que as Revoluções industriais potencializaram não só a produção, mas também o ritmo da venda em massa. Aliado a isso, os padrões criados pela sociedade tornaram o ato de consumir um hábito muito crítico. Nesse sentido, convém analisar as principais causas desse problema.       Primeiramente, de acordo com Karl Marx, a valorização do mundo material aumenta a desvalorização do homem. Com isso, os meios midiáticos, principalmente, padronizam os indivíduos em função do seu poder de compra. Logo, as pessoas tendem a consumirem mais para se sentirem mais valorizadas.        Outrossim, segundo o IBGE, apenas 30% da população sabe consumir de forma consciente. Dessa forma, vê-se que as poucas discussões nos centros de ensino sobre a forma correta de comprar mercadorias representam, infelizmente, um fator contribuinte para a atual situação.          Sendo assim, a fim de reverter o quadro exposto por Marx, é dever da mídia mostrar por meio de filmes e novelas que as pessoas não devem ser hierarquizadas pelo seu poder de compra, com o objetivo de diminuir o consumo exacerbado. Ademais, cabe às escolas promoverem palestras informantes sobre os riscos do exagero de consumo com o intuito de acabar com as compras desnecessárias.