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Enviada em: 21/09/2017

Consumismo e busca por status: uma obsessão moderna    Segundo Zygmunt Baumant, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da "modernidade líquida" vivida nos dias atuais. Diante de tal falta de valores e referências sólidas, o consumismo se torna cada vez mais exacerbado, o que revela um aspecto negativo do mundo contemporâneo.    Nesse contexto, cresce o número de brasileiros que consomem não por necessidade, mas pelo prazer de comprar. Segundo levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 3 em cada 10 pessoas consideram as compras seu tipo de lazer favorito. Isso demonstra o quanto a mentalidade capitalista está difundida na sociedade brasileira.  Tal cenário é impulsionado pelos valores materialistas e, consequentemente, pela busca por status. Seja dirigindo o carro do ano, que será outro no ano seguinte, vestindo roupas de grife, parceladas em doze vezes no cartão, ou ainda, usando a última versão do Iphone, que é idêntica à penúltima. Esse consumo desenfreado é a realidade de uma sociedade em que o "ter" é mais importante que o "ser".    O combate à liquidez citada inicialmente, a fim de conter o avanço do materialismo, deve tornar-se efetivo, uma vez que o consumo tem se tornado um vício do mundo moderno. Sendo assim, desde que haja uma parceria entre governo, comunidade e representantes da mídia, será possível amenizar o consumismo compulsivo, construindo uma sociedade mais fiel à natureza humana.