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Enviada em: 21/09/2017

A teoria do "Super Homem" de Nietzsche, caracteriza o indivíduo como ser capaz de livrar-se das amarras sociais. Contudo, tal pensamento tem se mostrado inoperante, tendo em vista uma sociedade na qual, coisas são personificadas e pessoas coisificadas. Contexto este, que deixa claro as características de uma população pós-moderna, que acorrenta sua plenitude aos prazeres do consumismo.        Em primeiro lugar, é válido analisar o crescimento exponencial do consumismo no mundo. E no Brasil, isso se explica devido a uma maior facilidade de acesso ao crédito por parte da população, facilitando assim, o consumo exacerbado na nação tupiniquim, evento este, que impulsiona a economia do país. Entretanto, a facilidade na obtenção de meios de compra, como cartões de créditos e crediários têm fomentado um grande índice de negativados na sociedade, pois muitas vezes o desejo de consumir sobrepõe-se as condições de possuir.      Outro ponto que pode ser observado, é a questão da mídia como elemento coadjuvante da massante ação propagandista. Isso fica nítido ao analisar o crescente consumo de produtos infantis, devido a prática das indústrias, que adotam as ferramentas midiáticas como arma de persuasão e influência . Exemplo deste comportamento capitalista é visto em programas para crianças, que acabam perdendo seu caráter lúdico, quando  visam o comercio. Conjuntura essa, que para Adorno e Horkheimer,  é acentuada pelo sistema capitalista, que implanta a necessidade do consumo nas pessoas, gerando então, uma sociedade na qual consumo é o alicerce social.       Com isso, percebe-se que o consumo desordenado tem refletido características negativas no corpo social brasileiro. E tentando amenizar tal problemática, as ONGs juntamente com grupos acadêmicos de ciências econômicas, podem promover palestras e workshops sobre educação financeira para sociedade, afim de desenvolver nas pessoas a criticidade e o controle na hora de comprar. Ao Ministério da Comunicação, cabe o oficio de atuar como agente ponderador verificando e conduzindo de forma consciente a atuação propagandista, mas sem violar o direito da livre comunicação,  buscando reviver o caráter informativo e recreativo dos meios de comunicação. Medidas como essas, são apenas algumas das atitudes a serem tomadas visando concretizar o pensamento ideológico de Nietzsche.