Materiais:
Enviada em: 30/09/2017

No governo de Juscelino Kubitschek, o lema 50 anos em 5 foi usado para ilustrar o desenvolvimento brasileiro da época, uma das suas consequências foi a maior venda de mercadorias, como eletrodomésticos, aumentando assim, o consumo no Brasil. Na modernidade, a aquisição se faz além da necessidade de usar o objeto. Tendo em vista isso, é necessário rever a situação de consumo no Brasil e avaliar os efeitos causados à sociedade.        Mormente, a persuasão acerca de uma mercadoria gera a necessidade social em fazer aquisição. Horkheimer explicou que temos a liberdade de escolha para adquirimos ou não o que queremos, porém ela é limitada quando só podemos obter aquilo que a indústria oferece. Por esse motivo, o consumo é tão presente, pois mesmo que alguém não precise do produto, ainda assim sente a necessidade de compra-lo.        Além disso, há a cultura de consumo gerada ao longo da vida do indivíduo. Uma das características dos Fatos Sociais de Durkheim é a coesão social, onde as pessoas adotam algo em comum para se dizerem pertencentes a um grupo. Sendo assim, muitas vezes a compra é feita em prol dessa coesão, formando indivíduos não consciente, pois esses ignoram fatores financeiros, sociais e até mesmo ecológicos.        Faz-se necessária, portanto, a mudança no cenário vigente brasileiro. O Governo Federal precisa desenvolver projetos, intermediado pela mídia, por meio de propaganda áudio visual nas emissoras de televisão para incentivar o público à consciência na hora de consumir. Ademais, o MEC deve incentivar escolar e universidades a produzirem campanhas e debates para os alunos desenvolverem uma visão crítica, e assim, não serem persuadidos facilmente por propagandas de consumo.