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Enviada em: 03/10/2017

Hábitos de consumo estão presentes na sociedade desde a invenção do mercado, onde a troca de alimentos e ferramentas era fundamental à sobrevivência. Entretanto, na atualidade determinados bens ou marcas não tem esta finalidade, servem para a diferenciação social, estimulando o consumismos exacerbado como forma de integração em determinado grupo.      Nesse sentido, é importante entender como as revoluções industriais influenciaram os hábitos de consumo moderno. A baixa durabilidade de produtos e variações mínimas entre suas versões estimulam o consumo. Exemplo disso, seria a aquisição de um item, de mesma marca e modelo, por simplesmente possuir uma cor diferente.       Outro fator relevante, é a posição social que determinado item possibilita. É comum, principalmente entre jovens, a mentalidade de que determinado item o dará reconhecimento entre seu grupo social. Muitas vezes, a falta de certo reconhecimento em determinado grupo estimula a criminalidade. Nesse âmbito, pessoas que não se vêem aceitas buscam, até mesmo por meio de delitos, a aquisição de produtos que as identifiquem como economicamente superiores, mesmo nas mais altas classes sociais.       Portanto, pode ser observado que o problema do consumismo não é exclusivamente individual, visto isso, é notória a necessidade de programas para sua diminuição. Com o intermédio da mídia, devem ser realizadas, pelo governo, campanhas que desestimulem o consumismo exagerado, mas não somente isso, visto que, ações que reduzam a desigualdade social também se fazem necessárias. Ademais, mudanças na instituição escolar e familiar são indispensáveis, estimulando jovens ao consumo conscientes, tendo em foco seu desenvolvimento. Dessa forma, problemas relacionados ao consumo serão minimizados.