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Enviada em: 24/09/2017

Desde a Revolução Industrial, houve um crescimento exponencial da produção que exigiu um aumento da demanda. Contudo, os hábitos de consumo desenvolvidos na contemporaneidade no Brasil não demonstram muita preocupação no âmbito social e ambiental com o produto comprado. Fatores de ordem econômica e histórica caracterizam a problemática.     Com o fim da Guerra Fria houve a hegemonia dos Estados Unidos e a difusão do capitalismo. Este, o qual é caracterizado pela constante busca pelo lucro, estimula a compra, mesmo que desnecessária, de produtos e é responsável pelo consumismo desenfreado. Somado a isso, as pessoas recebem pouca instrução acerca da importância de saber os impactos de determinada mercadoria. Tal fator pode ser ratificado pelo documentário "O lado negro do chocolate" que mostra a utilização de mão de obra infantil para a produção de chocolates que muitas pessoas consomem.     Outrossim, as práticas inconsequentes de consumo também apresentam causas históricas. Com a chegada da Coroa Portuguesa ao Brasil e com o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, houve a entrada de diversos produtos ingleses no país. Entretanto, muitos desses items iam de encontro às necessidades dos brasileiros, porém mesmo assim a população consumia-os.     É notória, portanto, a relevância de fatores de cunho econômico e histórico na temática supracitada. Nesse viés, cabe à escola, em parceria com a família, desenvolver projetos visando ensinar as crianças como se tornar um consumidor consciente. Tal medida pode ser efetivada por meio de palestra, debates em sala de aula, trabalhos dinâmicos e diálogos esclarecedores. Ademais, o governo deve aumentar a fiscalização em relação à preservação do meio ambiente durante o processo produtivo de um produto e exigir a presença de informações acerca deste nas embalagens. Por fim cabe à mídia desenvolver campanhas de conscientização da população acerca da necessidade de melhorar os hábitos de consumo, por meio de propagandas nos meio de comunicação.  ampanhas nos principais meios de comunicação.