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Enviada em: 25/09/2017

No que se refere aos hábitos de consumo no Brasil, é cabível destacar tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado, o hábito de comprar satisfaz o consumidor, podendo reduzir possíveis estresses cotidianos; por outro, essa prática mostra-se impulsiva e acaba por fomentar uma maior diferença de classes.     Podemos perceber que há bem-estar ao consumir aquilo que se deseja. Atualmente, o trabalho não é visto ou feito pensando apenas nos custos fixos, como contas de água e luz, mas sim em ter capital para executar algo que o faça bem, e para muitos esse algo é a compra, é poder ter aquilo que o faça sentir realizado. E muita das vezes, essa ação serve de incentivo para trabalhar bem, pois nem sempre a jornada de trabalho é algo prazeroso. Então ter em mente um objetivo mesmo que fútil, faz grande diferença no psicológico das pessoas.     Apesar disso, podemos dizer que atualmente nesse tempo de crise, no Brasil, a população tem pensado mais em economizar. No entanto, a necessidade de comprar continua sendo aliada dos cidadãos. Isso se evidencia nos centros urbanos, onde há sempre muitos clientes dispostos a comprar quando vem escrito "Promoções/Liquidação". Infelizmente o fomento pela compra muita das vezes impede o cidadão de pensar melhor, que acaba por sua vez a fazer dívidas maiores que seu crédito e aumentar  assim seus estresses.     Pode-se dizer então, que o prazer de comprar deve estar aliado à consciência. A fim de amenizar o consumismo desenfreado, devemos instruir a ação tanto da mídia quanto das ONG's. A primeira, através da produção e exibição formal de propagandas que visem informar à população as consequências do consumo inconsciente incentivando-a a pensar melhor no ato da compra para que dessa forma a desigualdade causada por dívidas caia. E ONG's voltadas para saúde social, através de grupos de apoio à população que ajude a encontrar outras formas de sentir-se bem sem precisar consumir e explicar em palestras como fazer do trabalho uma boa experiencia, para que assim a sociedade consiga aliar bem-estar e consumo de forma saudável.