Materiais:
Enviada em: 26/09/2017

Alienação e manipulação        Comprar o que não é necessário visando um status social maior  é uma prática brasileira com raízes históricas. A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, motivou a compra de objetos incompatíveis com a realidade da população local, como vestidos adaptados ao clima frio europeu. A partir desse contexto, cabe explorar as principais motivações do consumismo no Brasil, bem como os impactos dessa prática na sociedade.       Em primeira análise, as principais motivações para o consumismo residem na desigualdade social e no desejo de ascensão social. Isso ocorre porque, segundo o sociólogo Zygmont Bauman, a mídia construiu uma cultura de massa subvertendo as necessidades básicas pelo desejo, obtendo maior aceitação por classes médias e baixas. De acordo com uma pesquisa feita pelo SPC, as classes com menor poder aquisitivo são as que mais compram sem necessidade e motivadas por promoções.       Outrossim, o consumo desenfreado trouxe consequenciais negativas pra o coletivo. Diversos impactos socioambientais como o aquecimento global e poluição são associados à cultura do consumismo. Diante da insustentabilidade dessa prática, acordos internacionais mostraram-se necessários para a retificação gradativa dos impactos gerados, assim como o Rio +20, no qual a principal proposta foi a diminuição da produção e consumo em escala nacional e global.        Mostra-se imprescindível, destarte, um maior engajamento de diferentes segmentos da sociedade diante da prática do consumismo. Cabe ao Governo Federal a implantação de leis que coíbam com maior rigor propagandas tendenciosas à prática do consumo pelo consumo. Ademais, é fundamental o ensino de uma ampla cultura de conscientização pelas instituições formadoras de opinião, como família, escola e meios comunicativos, acerca do consumismo e seus impactos, por meio de diálogos, debates e propagandas em horário nobre, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida baseada na sustentabilidade. [Quem, o que, como e finalidade]